CAU Eleições

No dia 26/10 da 0h às 20h acontecerá o processo eleitoral para escolha dos Conselheiros Federais (1 titular e 1 suplente por Estado e DF), bem como das chapas concorrentes para compor os Conselhos Estaduais e do Distrito Federal.

A eleição do Presidente do CAU-BR e dos CAUs Estaduais e do Distrito Federal, ocorrerá de forma indireta entre os Conselheiros Federais, Estaduais e do Distrito Federal respectivamente eleitos.

O voto é obrigatório e terá que ser exercido por todo arquiteto e urbanista brasileiro registrado nos CREAs, independente de sua situação regulamentar.

Uma senha será enviada pelos CORREIOS para o endereço cadastrado no registro do profissional, e ela habilitará o voto pela internet.

Acesse: Dúvidas e Perguntas mais frequentes

O simulador da votação on-line já está acessível no site www.votaarquiteto.org.br

Mais informações: www.cau.org.br

Compartilhe!

    11 comentários sobre “CAU Eleições

    1. Quando os candidatos ao conselho estadual irão falar os motivos e intenções em serem conselheiro??? Quem são essas pessoas que nunca ouvimos falar, e nem sequer visitaram as regiões de SC?!?!? e como o iab publica uma lisatagem daquels com os nomes que não se consegue ler o nome dos caras? E quem são esses caras?? Eles tem acervo técnico, já exerceram a profissão alguma vez?? O que eles fizeram de relevante para serem candidatos??? Um que só fala da UIA, outro só quer saber da ASBEA e madames, e me disseram que outro é o arquiteto dos magnatos que quando não devastam as belezas naturais de SC, a privatizam (com o respaldo técnico de um arquiteto). Porque chapa única?? Em resumo: O QUE VAI ACONTECER COM NOSSO CONSELHO, TANTA LUTA PARA CONSEGUIRMOS, E AQUI EM SC QUEREM COLOCAR AS RAPOSAS PARA TOMAREM CONTA DO GALINHEIRO

    2. Pois é, Ricardo, democracia tem dessas coisas… Nem sempre quem ganha é aquele que defende os interesses da maioria ou o mais bem intencionado. Muitas vezes é quem tem mais garganta, mais carisma, ou que sabe manipular melhor as pessoas.

      Acontece que a democracia também tem seu lado positivo, é claro. Esse lado permite que todos os interessados se manifestem, como vc está fazendo aqui. A pergunta que fica é: porque vc só foi falar isso depois que passou o prazo para a inscrição nas chapas? Porque não defendeu esse seu ponto de vista enquanto a chapa estava sendo montada e discutida? Porque não defendeu as virtudes do seu candidato? Melhor ainda, porque não se candidatou vc mesmo e explicou aos arquitetos do estado quais são as suas (brilhantes) idéias para o CAU?

      Assim fica fácil! Vem aqui com argumentos superficiais, mas quando era hora de defender seus pontos de vista, não fez.

    3. Ricardo Pimentel,
      Há sempre um grupo de arquitetos disposto a trabalhar pelo melhor para todos .
      Núcleos do IAB, Associaçôes de Arquitetos , professores, autonomos trabalharam para formar esta chapa.
      Foram promovidas várias plenárias para definir qual seria a melhor composição deste primeiro conselho.
      Chegou-se a uma chapa que representa todas as entidades e associações profissionais, as várias formas de se exercer a profissão, as diversas especialidades da arquitetura e todas as regiões geopolíticas do estado.

    4. 1. O que acontece se o arquiteto não votar?
      2. Arquitetos que pagam anuidade em um estado, mas são registrados originalmente em outro, receberão senha e votarão por qual estado?

      1. 1 – O arquiteto que não votar deverá, após a definitiva instalação do CAU (com a presidência e conselheiros empossados), e num prazo de até 120 dias, procurar o CAU do seu Estado e justificar sua ausência, sob pena de multa no valor de uma anuidade.

        2 – Arquitetos registrados em mais de um Estado, votarão pelo Estado pelo qual fizeram o recadastramento do CONFEA há alguns anos. No caso de não terem feito o recadastramento, valerá o Estado do registro original.
        Dúvidas, acessar http://www.cau.org.br/noticias.php?cod=69

    5. Até quando o CREA nos dará amparo, nesta época de transição, visto que o CAU carece de estrutura operacional e não terá a curto prazo condições de nos ofecer tudo que já conquistamos. Teremos que começar do zero, perderemos nossos empregos para os engenheiros? As empresas de construção civil deverão ter dois registros, duas anuidades, um no CREA outro no CAU? Dois conselhos fiscalizando uma mesma empresa… na mesma área… cada um com um enfoque diferente… certamente teremos problemas… e quem perderá serão os arquitetos que serão relegados a meros projetistas…

    6. Pois então sr° Anônimo, entendo o que o ricardo coloca, o processo não foi transparente, talvez você (com um nome destes) deva achar isto normal, mas democracia se faz conhecendo as realidades deste país e penso que o mínimo que deveria ter acontecido eram plenárias pelo estado como um todo, e não se restringerem somente a capital, que é o que me parece que foi feito, depois de montada a chapa (de uma maneira fechada) é que apareceu algum movimento para os belos candidatos se apresentarem aos eleitores, se vocês conhecem a Stela Maris Ruppenthal acessem o mural dela no Facebook e irão ver que a opinião do Ricardo não é isolada, eu concordo com ele, e respeito aqueles que pensarem diferente, desde que não sejam anônimos.

      1. Há muitos descontentes com os rumos que a nossa profissão está tomando, essas mudanças estão sendo orquestradas mais pelos idealistas da arquitetura em si… estão esquecendo dos profissionais que vivem o dia a dia da construção civil… das licitações para obras e serviços… da responsabilidade técnica por empresas de construção… dos pequenos empreendedores… que possuem uma convivência pacífica e bem atendida pelos atuais CREA’s visto que estão bem próximos de nós profissionais comuns que queremos apenas trabalhar e viver a vida… não aspiramos cargos de expressão nacional ou estadual… queremos apenas trabalhar…

    7. Não recebi a senha e não consigo obtê-la no site http://www.votaarquiteto.org.br porque o e-mail para o qual será encaminhada não está correto (já alterei esse e-mail há algum tempo no site do CREA). Como faço? Tenho certeza que caso eu não consiga votar, mesmo que não seja por culpa minha, terei que me incomodar depois com justificativas e multas.

    8. Comigo aconteceu a mesma coisa.Fui ate o Crea, e la, meu endereco de email esta certo.Porem qdo tento obter a senha no site do Cau, meu email aparece com um problema de digitacao e nao consigo alterar.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *