A morte de Luiz Felipe Gama d’Eça

A morte de Luiz Felipe Gama d’Eça 

por Moacir Pereira – 29 de setembro de 2011

Faleceu hoje em Florianópolis o arquiteto e professor Luiz Felipe Gama d’Eça, um dos pioneiros da arquitetura e do planejamento urbano em Santa Catarina. Seu sepultamento será as 16 horas no Cemitério São Francisco de Assis, em Itacorobi.

Filho do escritor, professor e jurista Othon Gama d’Eça e neto de Barão do Batovi, herói da Guerra do Paraguai assassinado na Ilha de Anhatomirim pelo coronel Moreira Cesar no final do século XIX, Luiz Felipe teve ativa participação no primeiro Plano Diretor da Capital, aprovado em 1976. O de 1955, primeiro, foi comprado de um escritório fora do Estado.

Gama d’Eça sonhou com uma Florianópolis bem planejada. Integrou o Esplan- Escritório Técnico de Planejamento durante o governo do prefeito Acácio Santiago. Previa uma cidade mais humana, mais ordenada, a preservação do centro histórico e seu crescimento espalhado na região do Campeche, sul da Ilha.

O sonho ficou na gaveta dos omissos de sempre, sobre a mesa de administradores incompetentes e no caixa da especulação imobiliária.

fonte: Blog do Moacir Pereira / clicRBS

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *