1-Premio-de-arquitetura-catarinense copy

1º Prêmio Arquitetura Catarinense

1º Prêmio Arquitetura Catarinense tem inscrições prorrogadas

As inscrições para o 1º Prêmio Arquitetura Catarinense foram prorrogadas para o dia 14 de outubro, pelo site www.premioarquiteturasc.com.br. A. Além de valorizar a categoria, a premiação – iniciativa da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC) em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SC) – ajudará a buscar uma identidade para a cultura arquitetônica estadual e será realizado a cada dois anos.

Podem ser inscritos projetos realizados em qualquer estado brasileiro, e mesmo em outros países, desde que tenham a assinatura de profissionais sediados em SC. A intenção do prêmio, lançado pela AsBEA/SC, é valorizar o trabalho da categoria e fortalecer o associativismo entre os arquitetos e urbanistas do estado. São doze categorias que contemplam projetos comerciais, residenciais, hoteleiros, corporativos, de interesse social, interiores, serviços públicos, paisagismo, restauro e conservação de sítios históricos.

Os participantes poderão inscrever no máximo quatro projetos por categoria. A divulgação dos resultados será realizada em novembro –, e os trabalhos vencedores serão expostos na Capital, percorrendo depois outras cidades do estado.

1º Prêmio Arquitetura Catarinense: inscrições abertas

A arquitetura de Santa Catarina e o trabalho realizado pelos profissionais catarinenses dentro e fora do estado receberão um importante incentivo e reconhecimento. Está lançado oficialmente o 1º Prêmio Arquitetura Catarinense, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA/SC em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/SC. “Além de valorizar a categoria, a premiação ajudará a buscar uma identidade para a cultura arquitetônica do estado, que poderá ser conhecida com maior profundidade e detalhamento”, ressalta o arquiteto João Edmundo Bohn Neto, curador e coordenador da premiação.

Projetos executados em qualquer estado brasileiro, e mesmo em outros países, desde que tenham a assinatura de profissionais locais sediados em Santa Catarina poderão participar do 1º Prêmio Arquitetura Catarinense. “Mas para concorrer os projetos já deverão ter sido executados e as obras concluídas nos últimos cinco anos”, explica o curador. São doze categorias que contemplam projetos comerciais, residenciais, hoteleiros, corporativos, de interesse social, interiores, serviços públicos, paisagismo, restauro e conservação de sítios históricos.

Os trabalhos vencedores serão expostos na Capital ao final do ano, percorrendo depois outras cidades catarinenses. “O profissional sem dúvida será reconhecido, mas queremos que isso reverta em benefício à sociedade, que possa servir como referência a futuros projetos e interessar também ao poder público”, acrescenta Giovani Bonetti, presidente da AsBEA/SC. A premiação ainda tem como intuito fortalecer o associativismo entre arquitetos e urbanistas, além de incentivar projetos sustentáveis e direcionados para a população de baixa renda.

“O IAB/SC conseguiu nos últimos anos evoluir muito na realização de concursos de arquitetura, mas ainda faltava lançar uma premiação desta natureza para promover os talentos catarinenses. Confiamos que esta parceria com a AsBEA/SC será uma possibilidade real e permanente de destacar a produção e os profissionais do estado”, enfatiza Edson Cattoni, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil em Santa Catarina.

O 1º Prêmio Arquitetura Catarinense será bienal e as inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de setembro pelo site www.premioarquiteturasc.com.br, onde também constarão o regulamento e os prazos. O participante poderá inscrever no máximo quatro projetos por categoria e entre os critérios que serão avaliados pelos jurados estão a inserção no entorno urbano, a plasticidade e volumetria, sustentabilidade e a originalidade tecnológica. A divulgação dos resultados será realizada em novembro – o grande vencedor terá direito também a uma página dupla na sexta edição do Anuário de Arquitetura de Santa Catarina (que circula no início de 2013) para divulgar um projeto de sua escolha. Mais informações e esclarecimentos pelo e-mail secretaria@sc.asbea.org.br.

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *