Curso Realizado: “Iluminação em Ambientes Comerciais” , em Criciúma/SC

Curso de “Iluminação em Ambientes Comerciais”

Data: 01 e 02 de julho de 2011

Local: Inspetoria do CREA/SC, em Criciúma

Rua Thomé de Souza, 829 – Bairro Michel

OBJETIVOS GERAIS

O objetivo deste curso é o de instrumentar o desenvolvimento de uma metodologia própria para cada profissional de modo a facilitar o processo conceitual que embasa as decisões de cada etapa do projeto de iluminação comercial e corporativo, dependendo das tipologias, do partido de iluminação adotado para cada caso, das variáveis (sistemas de iluminação, fontes luminosas, luminárias, sistemas de controle) e do desempenho energético.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Despertar uma visão crítica acerca da quantificação e qualificação das fontes luminosas, sua função e influência sobre a visão humana nos ambientes internos do projeto comercial.

Reconhecer as ferramentas e os métodos de iluminação existentes na aplicação de ambientes internos. Levantar os fatores que afetam o projeto de iluminação identificando as necessidades dos usuários para propor soluções estéticas, técnicas e eficientes.

PROGRAMA

Sexta-feira – 14h00min às 19h00min

Composição da luz

Visão;

Processo de formação das cores e dos espectros de radiação das fontes luminosas;

A relação luz e cor;

Conceitos qualitativos do projeto: temperatura de cor, índice de reprodução de cores;

Conceitos quantitativos do projeto: fluxo luminoso, intensidade luminosa, nível de iluminância,eficiência luminosa, abertura de facho; reflexão e absorção da luz;

Fontes luminosas: lâmpadas halógenas, fluorescentes compactas, fluorescentes tubulares, vapores metálicos, LEDs e fibras óticas;

Luminárias;

Sábado – 9h00min às 13h00min

Os objetivos da iluminação em ambientes comerciais;

Metodologia de projeto e as questões a serem consideradas na iluminação comercial

Criar ambientes;

Revelar a luz e a sombra;

Valorizar cores, formas, texturas, proporção;

Promover sensação de bem estar, conforto, motivação;

Harmonia com o ritmo do espaço.

Os principais objetivos de uma boa iluminação para vender mais

Melhoria da imagem como fator de diferenciação

Criação de um ambiente adequado

Despertar o interesse

Atrair os clientes

Criar disposição de permanecer no ambiente

Criar uma disposição de consumo na loja

Filosofia das quatro esquinas ou quatro cantos – trabalho desenvolvido pela Fördergemeinschaft Gutes Licht e apresentado pela PHILIPS do Brasil, que relaciona as características quantitativas e qualitativas de luz para cada tipo de loja, considerando estilo, preços, projeto de interiores, etc.

Projetos Comerciais

Os objetivos da Iluminação Corporativa

Projetos Corporativos

CARGA HORÁRIA

8 horas

Ministrante: Arq. Silvia Bigoni

Maiores Informações & Inscrições:

(48) 3045-2324

E-mail: nucleocriciuma@iab-sc.org.br

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *