Concurso Parque Olímpico – Rio 2016

APRESENTAÇÃO:

O Parque Olímpico Rio 2016 encontra-se em um dos quatro núcleos olímpicos programados para o desenvolvimento dos Jogos de 2016, e é o que concentra maior número de equipamentos esportivos. Apresenta-se como a construção de um espaço fundamental para o bom desenvolvimento dos Jogos Olímpicos e para a vitalidade do Rio de Janeiro. Durante a realização do evento ele é um dos locais onde se concentram as principais atividades esportivas, as grandes áreas públicas de encontro dos espectadores, patrocinadores e atletas.

É também o lugar de maior centralidade do evento, tendo em vista que será o maior novo espaço exclusivamente construído para tal, na Barra da Tijuca, relativamente aos outros núcleos de atividades olímpicas localizados em Deodoro, Maracanã e Copacabana.

O Plano Geral Urbanístico, objeto deste Concurso Público Internacional, será o instrumento definidor da ocupação da área, para a qual se espera o mais alto nível técnico de projeto e de implantação. Definirá as áreas públicas, praças e parques, e as volumetrias dos principais equipamentos.Também deverá sugerir as volumetrias para os futuros empreendimentos imobiliários a serem construídos na área.

No modo legado o Parque se tornará uma área urbana de uso diversificado: residencial, comercial e de lazer, que definirá novos referenciais de construção sustentável, através dos seus equipamentos, instalações, infraestruturas e transporte urbano utilizados para o evento.

O seu principal equipamento, o Centro Olímpico de Treinamento (COT) fornecerá formação de excelência às gerações futuras do esporte brasileiro, estabelecendo um novo espaço de alcance local e metropolitano, onde esporte, interação social e meio ambiente se conjugam de forma inovadora. O Parque Olímpico estabelecerá os princípios de um bairro sustentável, constituindo-se um dos principais legados urbanísticos dos Jogos 2016 para o Rio de Janeiro.

O Concurso Internacional visa o amplo alcance de profissionais na busca de soluções criativas, que reúnam condicionantes de qualidade, funcionalidade e sustentabilidade, às quais se aliem valores de uso, sociais, culturais e de meio-ambiente. Pretende-se com ele franquear horizontes abrangentes às contribuições e estabelecer uma abordagem integrada que assegure que as considerações do Projeto estejam incorporadas no planejamento, desenvolvimento e entrega das instalações do Parque Olímpico, da concepção à construção de todos os seus elementos.

 

Promoção: Prefeitura do Rio de Janeiro

Organização: Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-RJ

Abrangência: Internacional

Mais Informações: http://concursoparqueolimpicorio2016.iabrj.org.br

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *