APRESENTAÇÃO:
O Parque Olímpico Rio 2016 encontra-se em um dos quatro núcleos olímpicos programados para o desenvolvimento dos Jogos de 2016, e é o que concentra maior número de equipamentos esportivos. Apresenta-se como a construção de um espaço fundamental para o bom desenvolvimento dos Jogos Olímpicos e para a vitalidade do Rio de Janeiro. Durante a realização do evento ele é um dos locais onde se concentram as principais atividades esportivas, as grandes áreas públicas de encontro dos espectadores, patrocinadores e atletas.
É também o lugar de maior centralidade do evento, tendo em vista que será o maior novo espaço exclusivamente construído para tal, na Barra da Tijuca, relativamente aos outros núcleos de atividades olímpicas localizados em Deodoro, Maracanã e Copacabana.
O Plano Geral Urbanístico, objeto deste Concurso Público Internacional, será o instrumento definidor da ocupação da área, para a qual se espera o mais alto nível técnico de projeto e de implantação. Definirá as áreas públicas, praças e parques, e as volumetrias dos principais equipamentos.Também deverá sugerir as volumetrias para os futuros empreendimentos imobiliários a serem construídos na área.
No modo legado o Parque se tornará uma área urbana de uso diversificado: residencial, comercial e de lazer, que definirá novos referenciais de construção sustentável, através dos seus equipamentos, instalações, infraestruturas e transporte urbano utilizados para o evento.
O seu principal equipamento, o Centro Olímpico de Treinamento (COT) fornecerá formação de excelência às gerações futuras do esporte brasileiro, estabelecendo um novo espaço de alcance local e metropolitano, onde esporte, interação social e meio ambiente se conjugam de forma inovadora. O Parque Olímpico estabelecerá os princípios de um bairro sustentável, constituindo-se um dos principais legados urbanísticos dos Jogos 2016 para o Rio de Janeiro.
O Concurso Internacional visa o amplo alcance de profissionais na busca de soluções criativas, que reúnam condicionantes de qualidade, funcionalidade e sustentabilidade, às quais se aliem valores de uso, sociais, culturais e de meio-ambiente. Pretende-se com ele franquear horizontes abrangentes às contribuições e estabelecer uma abordagem integrada que assegure que as considerações do Projeto estejam incorporadas no planejamento, desenvolvimento e entrega das instalações do Parque Olímpico, da concepção à construção de todos os seus elementos.
Promoção: Prefeitura do Rio de Janeiro
Organização: Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-RJ
Abrangência: Internacional
Mais Informações: http://concursoparqueolimpicorio2016.iabrj.org.br
Deixe um comentário